Teoria do Amor Inequívoco

Eis que o momento propicia, pela véspera, uma rápida análise sobre o que se costuma chamar Amor. Primeiro, Aurélio de Holanda nos diz que amar é “querer muito bem a; sentir ternura ou paixão por; ter afeição, dedicação ou devoção a; prezar; gostar de; possuir; estar enamorado (...)”.

Mesmo na definição mais acadêmica, é comum encontrar essa emoção tão cantada pelos poetas, tão explorada pelos literatos, associada ao ato de sofrer, à lamúria, às lágrimas e à dor. É a isso que a tese do Amor Inequívoco repudia! Amar não é consternação, tampouco sofreguidão! Não deve ser! O que dói é o ciúme, a posse, a cobiça, o apego, o ver-se solitário, insatisfeito. Nada disso, entretanto, é amor.

Nem mesmo a paixão – sinônimo de martírio – é amor! Paixão é fogo que excita o corpo, é sexo, é química. Paixão é um doer-se autoinfligido tão profundo quanto inconsistente. Posto que paixão é passageira e volátil como o gosto do chocolate na língua.

Amor é mais! Amar alguém é o apuro dos sentidos, é o bem soberano, o adorar magnânimo. Amar é dedicar-se plenamente, é dispensar os ganhos, é não querer recompensa. A própria recompensa é a felicidade de amar, de sonhar acordado, de deleitar-se na alegria do outro. É querer bem, desprendido. É liberdade, é suavidade sem pressa, sem expectativa. Amar é preencher-se com o simples existir daquele ou daquela.

Amar é não demandar nada, não antecipar, não interferir. Amar é doar-se sem desgaste, é despejar-se em zelo, é compartilhar sem culpa, é se entregar sem esperança. Sim, Camões já disse tudo isso, e ele estava certíssimo! Pena é que quase ninguém o compreendeu, tanto antes como agora.

O sentir amor é encanto, é graça. E se amar é assim tão transcendental, imaginemos que absoluta delícia é ser amado! Saber que em algum lugar, alguém nutre por nós devoção verdadeira, que nos admira pelo que somos e não pelo que pretende que sejamos. Alguém que dedica a nós seus mais belos devaneios sem nos pedir sequer nossa proximidade. Alguém que se importa conosco a ponto de nos deixar ir e vir como bem quisermos.

Sendo assim tão afável, é impossível sofrer desse amor. A infelicidade e a angústia são, sim, maldição daquele que ama errado, que tende a transformar o outro em reflexo de si próprio, que tende a domesticar, atrelar, coagir, chantagear. Errado é aquele que faz do amor uma masmorra, um castigo, um exílio. Errado é aquele que inflama de ciúmes, que ignora as diferenças, que desrespeita a individualidade, a pureza do outro. Errado é o amor que tolhe, que necessita, que amedronta e que perturba. Isso não é amar, é pura “autopaixão”, narcisismo exasperado, pois que nada mais fará do que agrados ao próprio ego.

O verdadeiro amor, aquele incondicional, ao contrário, é altruísmo consciente, pura afeição. É não atrapalhar o caminho do outro, é não limitá-lo. Amor Inequívoco é amar sem matar a essência de quem amamos.

Pouco importa se o ser amado está ao alcance de um abraço ou do outro lado do mar. Se tem consciência de que é amado ou não. A mansidão do Amor Inequívoco desata nós, quebra grilhões. Nada é falso, nada é feio. É a compreensão da beleza do universo que cabe na singeleza de um sorriso.

E se, por acaso, sem mazelas, somos agraciados com a presença do outro, que nos regozijemos pela dádiva. Se, por gentileza dele, podemos chamá-lo, mais que amado, amante, que nossos sentidos não se entorpeçam e saibam dar-se sem apropriação, saibam fazer de cada instante uma única eternidade!

Este, enfim, é o sentido do Amor Inequívoco. Calmaria embalando a nau felicidade. Amor que se guarda, não trancafiado no peito, mas a brilhar nas bordas da alma. É o amor libertário que nos acompanha sempre. Quando amamos inequivocamente, jamais estamos sós, jamais estamos tristes. Quando amamos assim, somos completos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coração Pirata

Dia Internacional da Mulher: uma paródia

Sobre escrever errado