O Desafio da Águia



Quando a águia alcança 40 anos de idade, tem duas alternativas. Ou deixar-se morrer, ou passar pelo desafio doloroso da renovação. Assim diz a lenda, a fábula, a zoologia, sei lá quem mais... Mau presságio esse. Tentei encarar essa idade marcante como mera alegoria. “Eu que sou águia”... bonito isso. Poético. Só que não... Não deu, a tal alegoria não deixou passar em branco...

Meu momento de renovação começa bruscamente. Sou levada a encontrar o ninho na fenda da montanha, à sombra de qualquer rocha muito alta. Lá, nesse ninho, deve ocorrer a transformação. Lá arrancarei meu bico com golpes violentos na pedra fria. Nada comerei ou beberei até que cresça outra vez...

Em seguida ao novo bico restaurado, afiado e rijo, com ele arrancarei minhas próprias unhas e minhas próprias penas... Nua e indefesa, permanecerei no frio da montanha até que novas garras e plumas surjam e me cubram. Só depois poderei alçar novo voo e ganhar o alimento, a água, a liberdade e a vida.

Assim, dizem, acontece com a águia. Assim devo esperar que aconteça comigo. Em vez do bico arrancado, minha mácula egóica extirpada. Violência e despudor que me obrigam à fome de estima por mim mesma...  Sou nada e nada permaneço, esperando que as partes se colem de uma tênue verdade despedaçada chamada “eu”.

Se tiver a sorte de reaver meu “bico”, deverei arrancar minhas unhas e penas. Toda a plumagem que nasceu comigo, a soberba e a vaidade. Meus pecados e meus temores expostos ao frio da tal montanha. Devo olhar para mim e reconhecer meus erros. Devo olhar para mim e entender que nada sou. E, só então, olhar adiante.

Se tiver a sorte de ter minhas unhas de volta, será porque descobri novas armas, novas maneiras de enfrentar meus medos e desalinhos. Será porque ganhei consciência de mim e de minhas limitações. Será porque posso outra vez agarrar-me à vida que se esvai e se transforma. Será a dádiva de saber que amadureci e sou mais forte.

Se tiver a sorte de recuperar minhas penas, será porque aprendi a perdoar meus deméritos, compensar minhas falhas, reequilibrar meu caráter e, acima de tudo, porque me desfiz da parte podre de mim. Aquela que me encerrava o espírito, que me travava e pesava no fundo da alma, me arrastando para o chão como chumbo.

E se eu, finalmente, estiver outra vez completa, com bico, garras e penas, só assim abrirei minhas asas e sentirei o vento. Sim, saberei voar, está em minhas células esse conhecimento ancestral. E ganharei os céus, pronta a caçar o novo mundo que me foi destinado. Porque tenho 40 anos e sou águia. E não pretendo, de forma alguma, por nada no mundo, parar de voar!

Comentários

Augusto disse…
Se toda águia(mulheres)chegar com essa pele... Nenhuma terá medo dos 40.

Postagens mais visitadas deste blog

Coração Pirata

Dia Internacional da Mulher: uma paródia

Sobre escrever errado