Monólogos

Eu ando triste. Apesar de tudo em seu lugar, ando triste. Apesar da cadência controlada dos dias e dos rituais domésticos e suas competências bem estruturadas, ando triste. E na busca desesperada por conforto, recolho-me aos pensamentos, aos devaneios que me afastam da realidade asfixiante. Me invento.

Em minha mente torpe, tudo é possível, tudo viável. Nesta em que me moldo tão abruptamente, não vejo a máscara que me assombra do espelho. Tornei-me, no mundo real, uma desfigurada, meu rosto é uma carranca entalhada em carvalho decrépito, com a ruga constante de preocupação fazendo encontrar as sobrancelhas. Não gosto da imagem, é feia.

Por isso, fecho os olhos quando quero ver a mim. E no meu mundo imaginário sou livre, sou bela e sorridente. No delírio do abraço e da paixão, sou amada e toda a solidão que me rodeia não existe. Simples como aconchegar-se a um cobertor num dia frio, simples como ler um livro – sim, eu gosto de Djavan! –, faço-me aquela que quero ser. E embalo-me nesse acalanto.

Tenho feito tanto essa incursão ao plano da irrealidade, minha Terra do Nunca, que já é difícil conciliar trivialidades necessárias – como comer ou dormir, por exemplo – com a plenitude que só encontro entre fantasias. Cada vez vivo mais dentro de mim, cada vez mais ouço as vozes que dialogam comigo e me separo do monótono monólogo da realidade. Por vezes, nem mesmo defino o que é real.

Sinto que mergulho fundo, quase sem possibilidade de retorno, nessa criação tão fantástica de mim mesma, em que sou completa e nunca durmo sozinha. Crio amantes, amores, beijos, romances, suores a dois. Crio felicidade e encantamento, poder e juventude, tudo ao mesmo tempo e apenas para mim.

Refaço os passos e redigo as frases tantas vezes quantas necessário para alcançar a perfeição de cada momento. E são momentos perfeitos. Tanto que fica cada vez mais complicado retornar desse mergulho na escuridão da mente, emergir para a luz da fleuma que me aguarda aqui fora. Cada vez mais difícil voltar. Deve ser desse jeito, bem assim mesmo, que se enlouquece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coração Pirata

Dia Internacional da Mulher: uma paródia

Covardia